Fernando Jorge fala sobre a 5 edição da sua biografia de Santos Dumont

Fernando Jorge fala sobre a 5 edição da sua biografia de Santos Dumont, lançada pela Geração Editorial

Fernando Jorge respondeu às seguintes perguntas sobre o seu livro As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont:

-O que caracteriza esta sua biografia?

-O que mais a caracteriza é a riqueza informativa. Eu creio, modéstia à parte, que sob este aspecto é a mais completa do “Pai da Aviação”. Este livro me custou 14 anos de pesquisas. Colhi depoimentos orais de amigos íntimos de Santos Dumont, como o comandante Amadeu Saraiva, que estava com 90 anos e me deu um depoimento valioso. Informou-me, por exemplo, que o inventor do 14-Bis foi amante, durante sete anos, de uma famosa atriz francesa. E que ambos, ele e o inventor, freqüentavam as boates de Paris. Assegurou-me: Santos Dumont era mulherengo.

-Como conseguiu a documentação do seu livro?

-Consegui com muito esforço e muita pesquisa. Além dos preciosos depoimentos orais, obtive toda documentação que existe sobre ele em livros, jornais e revistas. Inclusive, tudo que apareceu na imprensa francesa, na época dos seus vôos realizados em Paris.

-E os detalhes técnicos, a respeito dos aparelhos de Santos Dumont, foram obtidos de qual maneira?

-Estes detalhes técnicos eu os obtive das informações do próprio Dumont, das entrevistas que deu e também dos dois livros escri¬tos por ele, intitulados “Os meus balões” e “O que eu vi, o que nós veremos”. Consultei também especialistas em aviação, dos quais recebi dados importantes.

-É verdade que desta sua biografia está sendo feito um filme em Hollywood?

-Sim, é verdade, e os seus realizadores são o diretor Sean Walsh, graduado em Cinema pela New York Film Academy e pela Bristol University da Inglaterra, bem como Martin Brown, diretor dos filmes “Dança comigo”, de 1992, “Romeu e Julieta”, de 1996, e “Moulin Rouge”, de 2001. Devido ao filme, a Geração Editorial poderá lançar a minha biografia de Santos Dumont em outras línguas, como o inglês, o francês, o alemão e o espanhol. Eu espero ganhar muitos dólares com isto e creio que a Geração Editorial também.

-O que você, Fernando Jorge, recomenda aos seus leitores?

-Que leiam atentamente a minha biografia de Santos Dumont, a fim de ficarem extremamente bem informados sobre ele. Além disso, o meu livro se lê como um romance que prende a atenção do leitor do começo até o fim, pois a vida do nosso grande e genial inventor foi muito intensa, supermovimentada, tão dinâmica como a de um herói da ação. Garanto, leiam, vão se deliciar e enriquecer os seus conhecimentos.